Essa atividade é indicada para o 5º ano do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo o entendimento da acentuação em palavras oxítonas.
Para isso, é necessário retomar conceitos como sílaba tônica e classificação das palavras de acordo com a tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas). Recorde também a regra de acentuação das palavras oxítonas. Se você não trabalhou essa regra, sugiro que busque em nosso site outra atividade de Acentuação de palavras oxítonas (aqui) para iniciar esse tema.
Após a retomada dos conceitos importantes para a aula, solicite aos estudantes que encontre as 7 palavras que precisavam ser acentuadas e não foram. São elas: entretém, metrô, gambá, jiló, acém, angorá e bebê. Lembrando que todas as palavras do quadro são oxítonas, ou seja, tem a última sílaba como tônica, como mais forte.
Feito isto é hora dos alunos justificarem os acentos colocados, as oxítonas que terminam em A, E, O e EM são acentuadas. Dessa forma podem realmente compreender a regra utilizada.
Para completar, oriente-os a separarem as palavras acentuadas no quadro de acordo com a regra estabelecida, em uma coluna as que terminam com A/AS, em outra as que terminam em E/ES, e assim por diante de acordo com a regra de acentuação das palavras oxítonas já aprendida por elas, de forma a consolidar esta habilidade.
HABILIDADE:
EF05LP03- Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
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